As grandes marcas de perfumes deparam-se frequentemente com versões falsificadas dos seus produtos. Os perfumes são o produto de eleição para falsificação. É por esse motivo que é tão complicado comprar o produto original. Podemos adquirir perfumes falsificados até mesmo nas grandes cadeias de farmácia e perfumarias. De modo a evitar gastar dinheiro em produtos falsificados, deve saber algumas dicas sobre a compra de perfumes. Como distinguir entre perfumes falsificados e originais?
#1 PREÇO APROPRIADO
Não se deixe enganar. É lógico que os perfumes de marcas caras não custam 1/3 do seu preço normal, porque senão o preço de produção seria mais alto do que o preço na loja. Por vezes compramos perfumes em promoção, pois as farmácias também fazem descontos em produtos deste tipo, no entanto, os preços extremamente baixos devem deixar-nos alerta.
#2 CÓDIGO DE BARRAS
Ao contrário do que se pensa, as barras pretas em fundo branco podem dizer muito sobre o produto, tal como o seu país de origem. Se deseja comprar um perfume original de uma marca bem conhecida, deve saber de onde ele vem. O código de barras deve sempre coincidir com o país de origem. Os perfumes franceses vêm sempre de França, não são embalados num qualquer país asiático. Os primeiros números do código de barras dizem respeito à informação sobre o país de origem, por exemplo, 30-37 refere-se a França, 80-83 diz respeito a Itália.
#3 NÚMERO DE SÉRIE DO LOTE
O número de série do lote é outro parâmetro que pode ajudar a distinguir perfumes falsificados de originais. Na parte inferior dos perfumes originais deve estar sempre presente uma etiqueta fina e clara com a informação apropriada (ou seja, “Eau de Toilette 50 mL”) e, ao lado, deve constar o número do lote. Todas as marcas têm o seu próprio número, que consiste em diversos números e letras ou apenas números.
#4 PAÍS DE ORIGEM
O país de origem pode também ser demonstrado com base na informação da embalagem. Os perfumes originais deve ter sempre esta informação presente numa pequena parte da caixa, por exemplo, Made in France. Todos os perfumes com a informação do tipo “Londres – Paris – Nova Iorque” devem ser considerados imediatamente suspeitos.
#5 OUTRAS INFORMAÇÕES DA EMBALAGEM
A embalagem é rica em informações e não existem assim tantas informações nos perfumes falsificados. Os perfumes originais informam sempre acerca da produção, durabilidade, composição, etc. Os perfumos falsificados evitam normalmente fornecer essas informações.
#6 INVÓLUCRO DE PLÁSTICO NA EMBALAGEM
Até mesmo o invólucro de plástico na embalagem pode fornecer informações que podem ajudar a detetar quais os perfumes falsificados e quais os originais. Pode começar a verificação por este elemento, pois os perfumes originais vêm sempre envolvidos num invólucro de plástico perfeitamente vincada e nunca colada. Um invólucro colado significa que é uma falsificação.
#7 PROTEÇÃO DENTRO DA CAIXA
Os perfumes originais não contêm apenas o frasco, mas também uma estrutura de estabilização do perfume dentro da caixa. Normalmente, os falsificadores poupam dinheiro nas estruturas, pelo que fica a saber se está perante uma falsificação se agitar a caixa e o frasco bater nas paredes interiores.
Deixe uma resposta