Dias quentes de verão – todas queremos que cheguem mas quando isso acontece… Procuramos desesperadamente formas de sobreviver ao calor tropical. O verão é, ao mesmo tempo, a estação mais bonita e mais cansativa do ano. Como tornar o calor mais tolerável? As 10 patentes que se seguem vão definitivamente ajudar a lidar com o tempo quente.
Como superar o calor? As 10 melhores e mais simples patentes
1. Beber muita água
1,5 L de água é a quantidade mínima que o corpo necessita, mas ele precisa de muitos mais líquidos nos dias extremamente quentes. Tente beber 3 litros de água e/ou chás herbais ou cocktails de frutas saudáveis. Assim, evitará ficar desidratada e a pele ficará protegida contra a perda de firmeza e rápido envelhecimento.
2. Não sair de casa ao meio-dia
O calor e a luz solar mais intensos são observados das 11 da manhã às 2 da tarde. Ainda assim, o sol tende a ser implacável durante a tarde também. É por isso que devemos fazer todos os possíveis para evitar a exposição prolongada ao sol escaldante. Aplique cremes de corpo e rosto de fator elevado e proteja a cabeça – use um chapéu bonito e gracioso. Evitará queimar o couro cabeludo e não irá danificar o cabelo, que reage mal à radiação solar (perda de água do interior, fios secos e quebradiços).
3. Utilizar sempre protetor solar
Se estiver a planear apanhar sol durante algumas horas – quer vá à praia, caminhar ou fazer turismo – lembre-se de que o protetor solar protege a pele até quatro ou cinco horas. No final, é extremamente importante que volte a aplicar protetor solar, por isso ande com ele na sua bolsa.
4. Ar condicionado – nem sempre é uma benção
Sabemos que é um alívio nos dias quentes, as também tende a ser uma situação prejudicial, especialmente nos dias extremamente fios. Se existir uma diferença de seis graus entre a temperatura da divisão e o exterior, ficamos expostos a infeções, amigdalites ou constipações. É importante lembrar que o ar condicionado é o “alimento” ideal para micróbios e bactérias, pelo que deve ser limpo. Caso contrário, poderá acabar com alguns problemas ou irritações cutâneos incómodos.
5. Arrefecer a pele
Se não tiver água por perto, leve consigo toalhitas de bebé ou um hidrossol de rosto e corpo. Estes produtos tonificam a pele e conferem frescura, permitindo arrefecer o corpo pelo menos durante algum tempo. Todos os tipos de géis para aplicar após a exposição solar oferecem ótimos resultados, incluindo o mentol para acalmar o corpo e o rosto. Vale a pena andar com estes produtos e aplicá-los em situação de crise.
6. Utilizar roupas leves e respiráveis
Nos dias mais quentes, evite usar materiais que impeçam a pele de respirar e perturbem a circulação da pele (nylon ou licra são bons exemplos de materiais que não permitem a ventilação e intensificam a transpiração) O algodão é o material perfeito para os dias de calor insuportável. Vestidos e calças de linho também funcionam. Faça o possível para que estes materiais superem os outros do seu guarda-roupa. Não se esqueça que as cores escuras atraem os raios solares.
7. Cuidar dos pés
Nos dias quentes, os pés… passam um mau bocado. Costumam ficar inchados e facilmente irritados. Para evitar ficar com calos, certifique-se de que esfolia a pele regularmente e aplica cremes suavizantes que arrefecem e protegem contra as bolhas e os calcanhares gretados. É boa ideia comprar um spray refrescante.
8. Não utilizar bases pesadas
No verão, o rosto não precisa de produtos pesados e lida muito mal com bases, que simplesmente escorrem do rosto depois de algumas horas de uso. Uma base mineral em pó é uma solução ideal que proporciona uma boa aparência, acalma a pele e protege contra irritações relacionadas com a exposição solar.
9. Viver na sombra
Nos dias de calor extremamente quentes, mantenha as divisões da sua casa escurecidas – feche as janelas para evitar que a luz solar aqueça as paredes, os móveis e o chão. Assim, minimiza a sensação de divisões mal ventiladas à noite. Uma ventoinha e um humidificador de ar são boas escolhas. Coloque-os na parte central da casa ou na divisão onde passa mais tempo.
10. Tomar banhos
Nada arrefece melhor o corpo do que um banho morno (não frio). Se possível, lave o corpo com água morna (de preferência, por volta dos 25-35 graus Celsius). Use um gel de banho sem aroma doce; deve ser fresco e estimulante.
Deixe uma resposta