Os 5 problemas mais comuns associados aos lábios. Como resolvê-los?

Investimos muito tempo a cuidar dos olhos, da pele do rosto, das mãos, do cabelo e da pele do corpo. No entanto, esquecemo-os com frequência de cuidar bem dos nossos lábios, que estão mais expostos às influências externas adversas. Vamos enumerar alguns dos problemas de pele dos lábios mais comuns e as respetivas soluções.

Antes de mais, vamos falar um pouco sobre a anatomia dos lábios. Os nossos lábios estão revestidos por uma fina camada de estrato córneo. Não têm glândulas sebáceas e não contêm muita melatonina – o que faz com que estejam praticamente desprovidos de qualquer proteção. Os lábios muito sensíveis e a zona dos lábios é muito fácil de danificar. Quais são os problemas mais comuns?

SECURA E FISSURAS

Os lábios com fissuras são um problema muito comum para muitas pessoas, independentemente da sua aparência, sexo ou idade. Existem algumas razões para o aparecimento das fissuras: lamber e trincar os lábios (devido ao stress), ar seco e temperaturas baixas, ou até mesmo maquilhagem de lábios com batom permanente. Como combater os lábios secos? Em primeiro lugar, pare de os lamber e de morder e comece a protegê-los com bálsamos, vaselina ou bálsamos labiais.

AFTAS/ QUEILITE ANGULAR

O Vírus herpes simplex fica ativo nas estações de baixa imunidade. É muito importante higienizar os lábios e a pele na zona dos lábios, mas também aplicar pomadas antivirais, que secam as aftas e curam os lábios. Outro problema nos lábios é a queilite angular, que consiste numa fissura dolorosa no canto dos lábios. É provocada principalmente pela falta de vitaminas, ferro, má higiene da cavidade oral e pela toma de antibióticos. Nestes casos, precisa de eliminar essas causas e submeter-se a um tratamento sintomático com fármacos apropriados.

RUGAS

As rugas na zona dos lábios são um problema que surge com a idade, no entanto, pode ser potenciado se fumar cigarros (as chamadas ”rugas de fumador”) ou através de expressões faciais excessivas (como torções, contrações e riso). Infelizmente, não existem muitas marcas de cremes no mercado que previnam as rugas da zona dos lábios. Resta apenas a utilização de um sérum facial antirrugas.

DESCOLORAÇÕES

As descolorações dos lábios podem surgir durante tratamentos hormonais (como tratamentos contracetivos), gravidez ou radiação UV excessiva. No caso de ter a tendência de ficar com descolorações, deve utilizar cremes com filtro UV alto.

CONTORNO FRACO

Com o passar do tempo, a cor dos lábios torna-se menos visível. O pigmento desvanece e é um sinal de envelhecimento. A maquilhagem é a única solução para este problema – permanente para um efeito melhor ou ouso diário de batom, bálsamo ou lápis de lábios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *