O óleo de semente preta ajuda no tratamento das alergias e melhora o sistema imunitário. Pode ser usado como remédio para vários problemas de saúde, assim como para o cuidado da pele e do cabelo. Quais são as propriedades e uso cosmético do óleo de semente preta? Qual a sua composição e que óleo escolher?
Óleo de semente preta – o que é?
A Nigella sativa é uma planta anual da família Ranunculaceae, nativa do sul e sudoeste da Ásia. Embora seja originária do Iraque e da Turquia, esta planta espalhou-se e agora cresce amplamente por todas as águas do Mediterrâneo. É, ao mesmo tempo, cultivada em muitos países por todo o mundo.
Óleo de semente preta – composição e propriedades
O óleo de semente preta (Oleum Nigella Sativa) é extraído das sementes de cominho preto. Contém 60% de ácido linoleico, nigellone e ácidos insaturados e semi-saturados, vitaminas A e E e sais minerais. O nigellone é um composto com propriedades antialérgicas que o tornam uma solução ótima para problemas de pele, como eczema, acne e psoríase. Por sua vez, o teor em ácidos gordos insaturados e semi-saturados, vitaminas A e E e sais minerais determina os seus efeitos antirrugas. Tudo isto torna o óleo de semente preta adequado para o cuidado de pele atópica e madura.
Na época de Faraó, o óleo de semente preta era considerado a solução milagrosa para todos os problemas. A melhor confirmação destas palavras é a declaração proferida pelo profeta Mohammed: “O nigelle [óleo de semente preta] cura tudo menos a morte.”
O óleo de semente preta pode ser misturado com outro óleo vegetal, que reduz o seu aroma a ervas intenso.
Óleo de semente preta – qual escolher?
Naturalmente, nem todos os óleos de semente preta apresentam estas propriedades. É por isso que vale a pena optar por um produto puro, natural e extraído a frio – só assim o óleo de semente preta reterá todos os ingredientes necessários, incluindo ácidos gordos e micronutrientes.
Óleo de semente preta – utilização
Uma colher de chá de óleo é suficiente para eliminar ou, pelo menos, limitar vários problemas de saúde. Estes incluem alergia, asma, bronquite, problemas na traqueia, laringe e garganta, tosse, inflamação dos pulmões, dores de cabeça e olhos, infeções de ouvido, insónia, problemas cardíacos, dor nas articulações, distúrbios gastrointestinais, dor de dentes e micoses na pele, perda de cabelo, rinite alérgica, líquen, psoríase, acne, verrugas, herpes, imunossupressão, estados de exaustão, infeções gastrointestinais, depressão, distúrbios de concentração, condições catarrais, estase biliar, colelitíase, doenças parasitárias do sistema digestivo e reprodutivo e úlcera péptica.
O óleo de semente preta cura estes problemas graças às suas qualidades hipoalergénicas, analgésicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivíricas, antifúngicas, antiparasitárias, coleréticas, antiespasmódicas, desinfetantes, gastrointestinais e respiratórias, diuréticas, anti-inchaço, desintoxicantes, sedativas e imunoestimuladoras.
O óleo de semente preta egípcia também pode ser usado diretamente na pele e no cabelo.
Óleo de semente preta – uso cosmético
O óleo de semente preta é um óleo especial adequado para o cuidado do cabelo e couro cabeludo que tem um efeito de fortalecimento intenso nos bulbos capilares. Por ser rico em vitamina C e ácidos gordos insaturados, este óleo combate a caspa e nutre eficazmente o couro cabeludo. Além disso, previne o prurido no couro cabeludo e a queda de cabelo. O óleo deve ser aplicado no cabelo e couro cabeludo e removido passados 15 minutos (duas vezes até, se necessário).
Além disso, o óleo extraído da semente preta e usado na pele cura o eczema e a acne e suporta o tratamento da psoríase, micose, fissuras cutâneas menores, queimaduras e prurido. Este óleo também protege contra as queimaduras solares, uniformiza o tom da pele e suaviza a sua textura.
O óleo de semente preta também pode ser usado para fazer uma massagem.
Óleo de semente preta vs. cancro
Alguns cientistas acreditam que o óleo de semente preta possui qualidades anticancerígenas. Mais precisamente, essas qualidades são oferecidas pela alfa-hederina contida no extrato de cominho preto. O óleo de semente de preta protege o estômago e o fígado e desintoxica o parênquima hepático. Além disso, fortalece o sistema imunológico e melhora o metabolismo.
Deixe uma resposta