O gel de aloe vera e o sumo de aloe são produtos versáteis que possuem propriedades cosméticas e curativas, pois não só aceleram a cicatrização e acalmam o prurido causado por picadas de mosquitos, como também hidratam a pele e regeneram o cabelo. Estes produtos são, ao mesmo tempo, baratos e facilmente acessíveis. Ao escolher um gel de aloe, é importante ter em mente que o produto mais valioso contém um mínimo de 90% de extrato de aloe. Por sua vez, o sumo de aloe não deve conter açúcar, adoçantes e partículas de fruta. Quais os usos cosméticos do gel e do sumo de aloe?
Gel de aloe – aplicação cosmética
Embora o gel de aloe seja versátil, este pode provocar reações alérgicas. Portanto, antes de aplicar o gel no corpo, vale a pena realizar um teste numa pequena porção de pele.
A versatilidade do gel de aloe deve-se amplamente às suas qualidades hipoalergénicas. Graças a esta propriedade, o gel de aloe funciona bem no cuidado de todos os tipos de pele. Além disso, possui uma fórmula leve, é rapidamente absorvido e não deixa uma camada gordurosa na pele.
Máscaras de aloe caseiras
O gel de aloe possui uma consistência macia, um odor neutro e é transparente. Por esse motivo, vale a pena adicionar este ingrediente numa máscara caseira e substituir por água ou óleo natural. O gel de aloe vera faz com que as máscaras para a pele tenham um desempenho melhorado e uma consistência ótima para serem aplicadas no rosto.
Gel de aloe para caspa seca
A caspa seca surge como resultado da desidratação excessiva do couro cabeludo, por exemplo, devido à utilização de cosméticos inadequados. Para hidratar o couro cabeludo, pode-se aplicar uma pequena quantidade de gel de aloe e fazer uma massagem no couro cabeludo. Não é preciso enxaguar porque este produto não deixa uma camada oleosa nem sobrecarrega o cabelo. Além disso, o gel de aloe possui efeito antifúngico, ajudando no tratamento da caspa.
Gel de aloe para cabelo
O gel de aloe pode ser adicionado a cosméticos capilares, por exemplo a um champô, máscara, óleo ou produto de lavagem. Pode-se criar um spray capilar e uma compressa para acalmar o couro cabeludo na sua base. O gel de aloe hidrata o cabelo e não o deixa sobrecarregado.
Tratamento de fortalecimento com aloe vera
O gel de aloe deve ser massajado nas pontas do cabelo, melhorando o seu estado e evitando que fiquem espigadas. Pode ser usado sempre que houver necessidade de suavizar os fios de cabelo rebeldes. A máscara de aloe funciona bem no cuidado do cabelo visivelmente danificado, por exemplo, como resultado do sobreprocessamento. O gel deve ser aplicado no cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, sendo, de seguida, enrolado com uma toalha ou touca de banho e deixado a repousar por cerca de 2 horas. Depois deve ser enxaguado e bem penteado. Se necessário, o cabelo pode ser lavado com champô. O tratamento de fortalecimento com aloe vera pode ser aplicado até 4 vezes por semana.
Sumo de aloe para cabelo
O sumo de aloe hidrata eficazmente o cabelo. O seu efeito de reforço será apreciado especialmente por mulheres que têm cabelo fino. O sumo de aloe pode ser incluído em champôs, sprays capilares, produtos de lavagem capilar e óleos.
Sumo de aloe como compressa para o couro cabeludo
Para preparar uma compressa à base de sumo de aloe, basta misturá-la com água mineral ou fervida na proporção de 1: 1. A melhor ideia é deitar a solução num frasco com atomizador e pulverizá-la por todo o couro cabeludo. Como resultado, o couro cabeludo fica visivelmente hidratado e as irritações ficarão aliviadas. Ao comprar sumo de aloe, vale a pena prestar atenção à sua composição, que dese ser o mais curta possível. Cuidado com as bebidas com sumo, pois costumam ser adoçadas, e o açúcar e os adoçantes podem deixar o cabelo colado. Por sua vez, as partículas de fruta serão difíceis de remover o cabelo.
Gel de aloe como agente calmante para aplicar após a exposição solar, depilação e picadas de insetos
O gel de aloe deve ser armazenado no frigorífico durante algumas horas. Dessa forma, proporcionará um alívio adicional a queimaduras solares, picadas de insetos e feridas que podem aparecer após a depilação. O gel de aloe alivia imediatamente a dor, é rapidamente absorvido e proporciona uma hidratação eficaz, especialmente quando a pele está desidratada devido à exposição solar.
Gel de aloe para cicatrizes e ferias difíceis de curar
O aloe vera possui propriedades de clareamento e regeneração, pelo que permite regenerar as ferias. A aplicação regular reduz as cicatrizes e a descoloração. Os efeitos são visíveis desde que o tratamento seja realizado duas vezes por dia durante 4-8 semanas.
Base de maquilhagem de aloe
O gel de aloe deve ser aplicado em poucas quantidades na pele já revestida com um creme facial. A aplicação deve ser feita dando pequenos toques com as pontas dos dedos. Porquê? O gel acelera a absorção do cosmético, suaviza a pele e fixa a maquilhagem.
Máscara de aloe para pele desidratada
A compressa hidratante de aloe atenderá as necessidades de uma pele cansada e queimada pelo sol. Para se beneficiar deste produto, basta aplicar aloe no rosto e pescoço limpos fazendo uma massagem com movimentos circulares. Deve-se deixar absorver o excesso.
Gel de aloe para olheiras e olhos inchados
Para reduzir as olheiras e o inchaço dos olhos, vale a pena aplicar uma pequena quantidade de gel de aloe nestas zonas da pele. O melhor será arrefecer primeiro a pele. Como resultado, a pele fica visivelmente mais macia e relaxada.
Gel de aloe como sérum nutritivo
O gel de aloe substitui o sérum se for aplicada uma camada espessa antes de dormir. Esta é uma boa solução antes de uma celebração importante e também para utilização diária, desde que limpe completamente o rosto e remova a maquilhagem.
Aloe para quem sofre de alergias
Pessoas com pele alérgica e tendência a ganhar borbulhas, como urticária, pequenas erupções cutâneas com comichão ou eritema, e não são alérgicas ao aloe vera, devem usar gel de aloe para tratar a pele. Esta preparação alivia instantaneamente a comichão e a sensação de queimadura e acelera a cicatrização de pequenas feridas.
Deixe uma resposta